Pular para o conteúdo principal

Como desinfetar quintal com cachorro: higienização completa

 Conservar o lar limpo e desinfetado é chave para manter as doenças e os microrganismos indesejáveis longe da sua família, especialmente quando se tem animais de estimação em casa. Tanto a higienização dos cômodos internos quanto a limpeza de quintal são fundamentais e devem ser feitas regularmente.

Para te ajudar, preparamos este guia de como desinfetar o quintal para eliminar vírus como os que causam a parvovirose e cinomose, além de pestes como o carrapato, evitando riscos de infecção.

Como desinfetar quintal de maneira eficaz: dicas gerais

Como desinfetar quintal de maneira eficaz: dicas gerais

Sabemos que coisas como limpar piso encardido do quintal não são tarefas fáceis. Mas de maneira geral, é possível adotar alguns cuidados regulares para higienizar sua área externa:

  • Varra e/ou lave bem o piso com uma vassoura ou mangueira para tirar o “grosso” da sujeira -folhas, detritos, pedrinhas, pó, terra etc. Para situações mais críticas, como limpar piso encardido do quintal, utilize água quente.

  • Faça a aplicação de desinfetantes próprios ou soluções com cloro ativo para a desinfecção do piso. O OMO desinfetante é eficaz contra 99% dos germes e bactérias.

  • Para eliminar possíveis odores de urina, utilize um limpador perfumado como o Cif. Além de ser eficaz na limpeza, ainda deixa uma fragrância duradoura após a limpeza.

A seguir, confira dicas de como desinfetar quintal contaminado por vírus, como parvovirose e cinomose.

Limpar o quintal é essencial para manter a boa higiene da casa e também a saúde do seu cãozinho.

Como desinfetar quintal com parvovirose

A parvovirose é um vírus altamente contagioso que pode se manter por até dois anos no ambiente. Veja o passo a passo de como desinfetar o quintal da parvovirose:

  1. Limpe e retire todos os dejetos do animal do local.

    Utilize uma pá de plástico que possa ser higienizada e descarte as fezes em um saco plástico. Vede bem para que não tenha contato direto com o restante do lixo.

  2. Substitua todos os acessórios do animal.

    Brinquedos, casinhas e paninhos devem ser descartados.

    1. Lave o quintal com água sanitária a uma concentração de 2 a 3% pura, sem diluir.

      Apesar de resistente a muitos produtos de limpeza, esse tipo de vírus é sensível ao hipoclorito de sódio.

    2. Deixe o produto agir.

      Para melhor resultado, deixe agir por no mínimo 10 minutos. Lembre-se: mantenha o seu cãozinho longe do quintal enquanto a limpeza é feita para evitar intoxicação.

    3. Repita essa limpeza mensalmente.

      Antes de permitir seu cãozinho passeio novamente no quintal, é recomendado aguardar cerca de 6 meses após desinfetar quintal com parvovirose.

    Como desinfetar quintal com cinomose

  3. A cinomose é outra doença comum causada por um vírus, mas como o microrganismo é sensível em contato com o ar, pode ser mais fácil de eliminar. O produto escolhido para a higienização eficiente deve se enquadrar em uma das três classes químicas a seguir (encontrados em pet shops):

    • Fenol

    • Solvente lipídico

    • Amônia quaternária

    Lembre-se de utilizar equipamento de proteção sempre que for manipular químicos, pois eles podem causar irritações. Como o vírus da cinomose também é sensível à temperatura, pode-se dividir o processo de desinfecção em dois tipos:

    • Para as regiões mais frias (abaixo dos 25ºC) deve-se realizar a sanitização aplicando os produtos diretamente no local, e realizar uma segunda desinfecção após 7 semanas. Só então o seu animal poderá retornar ao ambiente.

    • Para locais mais quentes esse processo é mais rápido, já que o vírus sobrevive por menos tempo, e seu pet estará liberado após uma semana, quando a segunda limpeza deve ser feita.

    A boa notícia é que esse vírus também é sensível aos raios UV. Portanto, se seu quintal receber bastante sol, ele pode ser eliminado mais rápido.

    Como desinfetar quintal com carrapatos de forma natural

    Carrapatos podem aparecer quando se tem cachorro em casa. Neste caso deve-se preparar uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio e borrifar no local infestado de duas a três vezes por semana - veja mais dicas de como eliminar carrapatos do ambiente.

    Como limpar quintal de terra

    Como desinfetar quintal de terra pode ser mais complicado, as opções são menos variadas, mas ainda existem.

    Costuma-se utilizar cal virgem para exterminar pragas e germes de jardins e pisos orgânicos. Isso, pois o óxido de cálcio, como também é chamada a cal, é uma substância química conhecida por suas propriedades fungicidas, bactericidas e germicidas, possuindo um efeito antimicrobiano.

    Para a limpeza de quintal de terra com cal basta polvilhar uma camada do produto no chão, esparramar e deixar por algumas semanas. Ao fazer isso, tome cuidado para não inalar o pó – sempre utilize material de proteção, como luvas, máscara e óculos.

    Agora que já aprendeu como limpar o quintal, que tal adicionar um verde à paisagem montando um jardim?

    Se identificou com nosso artigo? Confira mais em:


  4. .Cleanipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...