Pular para o conteúdo principal

Projeto cria programa de Proteção Animal nas escolas do Rio de Janeiro

Projeto de Lei 93/2021, agora aprovado e virando lei, 2022 começa nas escolas a educação ambiental e a defesa dos animais em seus programas acadêmicos e atividades com os alunos.

É fundamental conhecermos os impactos na nossa civilização sobre o planeta em que vivemos, despertar nas pessoas a consciência de que tudo no mundo está interligado e que nossa saúde está diretamente ligada ao ambiente em que vivemos. Diante disto, buscamos despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica, estimulando o enfrentamento das questões socioambientais.

PROGRAMAS E PROJETOS

 

Programa Educativo em Áreas de Reflorestamento - PEAR

 

 

 

O Programa foi concebido para dar suporte às ações do Projeto Mutirão Reflorestamento, também desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Executado desde 1995, em 2000 passa por uma reformulação metodológica, de modo a fortalecer a sua estrutura. Dentre as suas ações, destacam-se: a seleção e capacitação de Agentes Ambientais para atuarem nas comunidades beneficiadas; realização de diagnósticos socioambientais participativos, incluindo pesquisas domiciliares nas comunidades; articulação e promoção de parcerias com entidades comunitárias, projetos e programas atuantes nestas comunidades; atividades educativas diversas para os públicos formal (escolas) e informal (comunidades), incluindo oficinas de arte-educação e de reaproveitamento de materiais, reuniões comunitárias e "rodas de conversa", mutirões de limpeza, entre outras.
 

 

Projeto Meio Ambiente Itinerante

Tem por objetivo levar a toda cidade (praças, parques e escolas) educação ambiental para todos. Uma equipe de monitores realiza diversas atividades, tais como: apresentação de teatro de fantoches, biblioteca infantil com livros que falam sobre meio ambiente, jogos, roda de conversa, entre outras dinâmicas.
 
 
 

Programa Areia Carioca

Instrumento educativo que traduz as normas de boa conduta de uso da praia, espaço democrático, amplamente frequentado por moradores e turistas, destinado ao lazer, e que faz parte do cartão postal da cidade. Com a finalidade de informar ao público sobre o Programa de Monitoramento da Qualidade das Areias de Praias, o CEA atua diretamente nos 26 pontos de coletas localizados em diferentes pontos da orla, inclusive em Paquetá, sensibilizando a população sobre a importância de se manter as areias das praias limpas.
 

Inspirar

Projeto de educação ambiental para a qualidade do ar, vinculado ao MonitorAr – Rio, Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar. A equipe de educadores executa duas ações: Salas Verdes e Exposições. 
As Salas Verdes são compostas de diferentes atividades sobre a temática do AR e são realizadas nas escolas da rede municipal de ensino. Já as Exposições são realizadas em espaços públicos por toda cidade, uma vez ao mês, sempre nos finais de semana.
 

Programa de Educação Ambiental para as Escolas Sustentáveis 

 

Atrelado ao Programa Escolas Sustentáveis da Gerência de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, foi pensado e articulado para proporcionar às escolas beneficiadas uma educação ambiental permanente e transformadora capaz de mostrar, na prática, que as adaptações sustentáveis feitas tanto nos prédios das escolas, quanto nas mudanças de hábitos (como se alimentar através de uma horta orgânica, plantada e colhida pelos próprios alunos ou fazer a coleta seletiva, a de óleo e a de equipamentos eletrônicos) são capazes de diminuir os impactos que causamos. 
 
 

NOSSOS NÚCLEOS

Os núcleos recebem todos os tipos de visitantes, contribuindo para sensibilizá-los de diferentes maneiras e trabalhando para ampliar a mobilização a favor do meio ambiente.


Nesses espaços realizamos atividades como visita guiada nas trilhas para grupos, vídeos-debate, oficinas, gincanas, exposições, campanhas e eventos diversos, cursos, palestras e programação de férias. Trabalhamos também promovendo as unidades de conservação, os serviços ambientais fornecidos pelas mesmas, a fauna e flora do bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas.

 

Onde você pode nos encontrar? 

APARU DO JEQUIÁ - Rua Raul Tolentino, 12 (Colônia Z-10) – Ilha do Governador
 
PARQUE MADUREIRA – Rua Manuel Marquês, Portão 03, prédio da administração, 2º andar – Madureira 
 
PNM BOSQUE DA BARRA - Avenida das Américas, nº 6000 – Barra da Tijuca
 
PNM BOSQUE DA FREGUESIA - Av. Tenente Coronel Muniz de Aragão, nº 120 – Freguesia, Jacarepaguá
 
PNM MARAPENDI - Avenida Baltazar da Silveira, s/nº - Recreio dos Bandeirantes
 
PNM MENDANHA - Estrada da Caixinha, nº 100 - Bangu
 
PNM PRAINHA - Avenida Estado da Guanabara, s/nº - Recreio dos Bandeirantes
 
 
 
Fonte: Prefeitura RJ e vereador Dr Marcos Paulo 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...