Gatos castrados: O que os tutores devem saber

Veterinária especialista em felinos dá dicas relacionadas à castração e alerta, tutores devem ter atenção redobrada com a alimentação.

Quem convive com gatos já sabe, eles são animais exigentes e necessitam de uma série de cuidados especiais.
 Principalmente depois de castrados, os tutores devem ficar atentos a alguns fatores, como a alimentação. 

Mas por que castrar os gatos? 
A castração é um procedimento simples, que além de trazer benefícios para a saúde dos felinos como redução das doenças relacionadas ao trato reprodutivo, também ajuda no controle da natalidade, reduzindo o número de animais abandonados.

De acordo com a médica veterinária especialista em felinos Lina Sanz, parceira da Mars Petcare no Brasil, a castração é recomendada antes dos 4 meses de vida, tanto para gatos machos quanto fêmeas.
 “Quanto mais cedo é realizado o procedimento, melhor é a recuperação do gato e menores as chances de complicação na cirurgia.
 
Já quando realizada tardiamente, os gatos ficam mais suscetíveis à obesidade e necessitam que os tutores olhem com mais cuidado para a alimentação”, explica Lina.

Depois de castrados os gatos deixam de produzir hormônios sexuais e consequentemente o metabolismo desacelera, tornando o animal mais lento e em muitos casos, mais sedentário. 
É importante que o tutor não deixe de estimular o animal a praticar exercícios para evitar o ganho de peso e mais importante ainda é oferecer a alimentação adequada para gatos castrados.

“Os alimentos específicos para castrados são essenciais no cuidado pós procedimento, pois são menos calóricos. Aliado ao aprimoramento ambiental, que estimula os animais a se exercitarem, e ao uso de comedouros interativos como kongs, os tutores conseguem evitar que o gato ganhe peso e se mantenha saudável depois da castração” conta a veterinária.

Cerca de 60% da população de felinos é castrada e a alimentação adequada nesses casos é fundamental, o que aumenta também a necessidade de produtos específicos para esses animais. 
Tendo como principais benefícios o auxílio na manutenção do peso do animal e anti-bola de pelo.

 





Dra Lina Sanz (CL) - Feline Specialist

Medica veterinária titulada em la Universidad de Chile


Comentários

Postagens mais visitadas