Pular para o conteúdo principal

Banhos e tratamento eficaz contra dermatofitose de cães e gatos


A dermatofitose é uma dermatopatia fúngica em que o agente etiológico isolado com maior frequência no Brasil é o Microsporum canis, seguido pelo Microsporum gypseum e pelo Tricophyton mentagrophytes. É importante ressaltar que é uma antropozoonose.

As lesões cutâneas mais comumente observadas na espécie canina são: eritema, escamas e crostas associadas à alopecia e prurido classificado como moderado em aproximadamente 50% dos animais, sendo ausente nos outros 50% dos casos. Tais lesões apresentam configuração circular ou policíclica.

Em gatos, essa configuração de lesão também é frequente, mas o prurido está ausente em quase 90% dos casos. Além disso, aproximadamente 25% dos felinos tornam-se portadores assintomáticos e devem ser identificados e tratados, pois são fontes de infecção.

Em gatos da raça Persa, há descrição de ocorrência de pseudomicetomas (infecção subcutânea causada por M. canis).

O diagnóstico é realizado através de dados de identificação e anamnese, aspecto morfométrico das lesões, complementados pelos resultados de exames subsidiários tais como: lâmpada de Wood, exame micológico direto e cultivo micológico. O cultivo micológico é o método de eleição para o diagnóstico da dermatofitose, já que estabelece o gênero e a espécie do agente etiológico.

TERAPIA

Os quadros localizados e focais podem ser resolvidos, dependendo da localização, apenas com terapia tópica. Já quadros multifocais ou generalizados requerem associação tópica e sistêmica.

A tosa do animal acometido auxilia na e cácia dos tratamentos, pois diminui o substrato para a proliferação do fungo.

Terapia tópica: os xampus são excelentes apresentações de medicação tópica pela facilidade de aplicação, por tanto, são os agentes de escolha na terapia das dermatofitoses. Banhos com xampu à base de clorexidine a 3% são opções seguras e eficazes no tratamento da dermatofitose de cães e gatos.

Terapia sistêmica: os fármacos mais utilizados são a griseofulvina, o cetoconazol, o itraconazol e a terbinafina.

ATENÇÃO

O clínico não deve basear-se apenas na melhora clínica das lesões para a suspensão da terapia e sim, no mínimo, em um cultivo micológico negativo, na pós-terapia. As medidas de higiene ambiental são extremamente impor tantes, já que os dermatófitos podem permanecer viáveis no ambiente por até 18 meses.

Hexadene® Spherulites é um xampu à base de clorexidina a 3%, com ação antifúngica e antibacteriana, ideal para as dermatofitoses localizadas ou para associação com terapia sistêmica nos casos generalizados em cães e gatos. Sua formulação exclusiva contém as microcápsulas SpherulitesTM, que liberam o princípio ativo de forma gradual, garantindo a praticidade de apenas 1 banho por semana.

Referência Bibliográfica:
LARSSON, C.E.; LUCAS, R.Tratado de medicina externa: dermatologia veterinária. São Caetano do Sul, SP : Interbook, 2016. p. 243-265.




Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...