Pular para o conteúdo principal

5 Raças de Cães Energeticos: Motivação Garantida!


Se você está procurando um companheiro canino que possa acompanhar o seu ritmo de vida, talvez se interesse por algumas das raças de cães mais energéticas do mundo. Esses cães são ideais para pessoas que gostam de praticar atividades físicas, como caminhadas, corridas, ciclismo ou agility. Eles também podem ajudar a manter os seus donos motivados e felizes, pois são muito alegres, inteligentes e leais. Mas lembre-se: esses cães precisam de muita atenção, exercício e estímulo mental para não se tornarem entediados, ansiosos ou destrutivos. Veja a seguir cinco raças de cães que se destacam pela sua energia e vitalidade.

1. Border Collie

O border collie é considerado por muitos como o cão mais inteligente do mundo. Ele foi originalmente criado para pastorear ovelhas nas fronteiras da Escócia e da Inglaterra, e por isso tem um instinto natural de trabalho e obediência. Essa raça é capaz de aprender centenas de comandos e truques, além de ser muito ágil e veloz. O border collie precisa de pelo menos uma hora de exercício intenso por dia, além de brincadeiras e treinamento que desafiem a sua mente. Ele é um cão muito carinhoso e fiel ao seu dono, mas pode ser reservado com estranhos. Ele também se dá bem com outros animais, desde que seja socializado desde filhote.

2. Jack Russell Terrier

O jack russell terrier é um cão pequeno, mas cheio de personalidade. Ele foi desenvolvido na Inglaterra no século 19 para caçar raposas e outros animais pequenos. Ele tem um temperamento aventureiro, curioso e independente, além de ser muito corajoso e determinado. Ele também é muito divertido e brincalhão, adorando jogos de buscar, esconder e perseguir. O jack russell terrier precisa de pelo menos 30 minutos de exercício vigoroso por dia, além de muita interação com o seu dono. Ele pode ser teimoso e dominante, por isso precisa de uma educação firme e consistente. Ele também pode ser agressivo com outros cães do mesmo sexo, por isso deve ser castrado ou socializado desde cedo.

3. Labrador Retriever

O labrador retriever é uma das raças mais populares do mundo, e não é à toa. Ele é um cão muito amigável, sociável e gentil, que se adapta bem a qualquer tipo de família. Ele foi originalmente criado para ajudar os pescadores a recolher as redes e os peixes na costa do Canadá, e por isso tem uma grande afinidade com a água. Ele também é muito inteligente e fácil de treinar, sendo usado como cão-guia, cão-policial, cão-de-busca-e-resgate e cão-terapeuta. O labrador retriever precisa de pelo menos uma hora de exercício moderado por dia, além de muita atenção e carinho do seu dono. Ele é um cão muito guloso, por isso deve ter uma dieta equilibrada e evitar o excesso de peso.

4. Weimaraner

O weimaraner é um cão elegante e majestoso, que chama a atenção pela sua pelagem cinza-prateada e pelos seus olhos claros. Ele foi criado na Alemanha no século 19 para caçar cervos, javalis e ursos, e por isso tem um forte instinto de caça e proteção. Ele é um cão muito inteligente, obediente e leal ao seu dono, mas também pode ser teimoso e independente. Ele precisa de pelo menos uma hora de exercício intenso por dia, além de muita companhia humana. Ele não gosta de ficar sozinho por muito tempo, pois pode desenvolver ansiedade de separação ou comportamentos indesejados. Ele também precisa ser socializado desde filhote com outros animais e pessoas.

5. Dálmata

O dálmata é um cão famoso pelos seus pontos pretos ou marrons sobre a pelagem branca. Ele foi originalmente usado como cão de carruagem, acompanhando os coches e protegendo-os de ladrões e animais selvagens. Ele também foi usado como cão de bombeiro, cão de circo e cão de guerra. Ele é um cão muito ativo, alegre e brincalhão, que adora correr e explorar novos lugares. Ele precisa de pelo menos uma hora de exercício vigoroso por dia, além de muita estimulação mental. Ele é um cão muito inteligente e leal, mas também pode ser teimoso e desobediente. Ele precisa de uma educação firme e positiva, além de muita socialização desde filhote.

Essas são apenas algumas das raças de cães que são conhecidas por terem altos níveis de energia e por manterem seus donos motivados. Mas lembre-se: antes de escolher um cão para a sua família, é importante pesquisar sobre as suas características, necessidades e temperamento, e verificar se você tem tempo, espaço e recursos para cuidar dele adequadamente. Um cão é um amigo para a vida toda, e merece todo o seu amor e respeito.


Monika Silva
Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, educadora e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Rede Social:
Facebook:e_uivos


Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...