Pular para o conteúdo principal

O que fazer quando encontrar um animal abandonado




Encontrar um animal abandonado sobre a rua, o parque ou outro lugar público é uma situação que pode gerar dúvidas e angústia em muitas pessoas. Afinal, como ajudar esse ser indefeso que está exposto a diversos riscos e sofrimentos? Neste post, vou dar algumas dicas de como proceder nesses casos e quais são os direitos e deveres de quem se dispõe a resgatar um animal abandonado.

Primeiro, é importante avaliar se o animal realmente está abandonado ou se ele apenas se perdeu de seu tutor. Muitas vezes, os animais podem escapar de casa ou do carro e ficar desorientados, mas isso não significa que eles não tenham uma família que os ama e procura por eles. Por isso, antes de levar o animal para outro lugar, tente verificar se ele tem alguma identificação, como coleira, plaquinha ou microchip. Se sim, entre em contato com o responsável e combine a devolução do animal.

Se o animal não tiver nenhuma identificação, você pode tentar perguntar aos moradores ou comerciantes da região se eles conhecem o animal ou seu tutor. Você também pode divulgar fotos e informações do animal nas redes sociais, em grupos de proteção animal ou em aplicativos específicos para encontrar animais perdidos. Assim, você aumenta as chances de localizar o dono do animal e evitar uma adoção indevida.

Caso você tenha certeza de que o animal está abandonado, você pode optar por resgatá-lo e levá-lo para um local seguro, como sua casa, um hotelzinho ou uma clínica veterinária. Nesse caso, você deve assumir a responsabilidade pelo bem-estar do animal e providenciar os cuidados necessários, como alimentação, higiene, vacinação, vermifugação, castração e tratamento de eventuais doenças ou ferimentos. Você também deve decidir se vai ficar com o animal definitivamente ou se vai procurar um novo lar para ele.

Se você optar pela segunda opção, você deve ter alguns cuidados para garantir uma adoção responsável e segura para o animal. Você deve entrevistar os candidatos a adotantes e verificar se eles têm condições financeiras, estruturais e emocionais de cuidar do animal. Você também deve exigir que eles assinem um termo de adoção responsável, no qual se comprometem a cumprir as obrigações legais e éticas em relação ao animal. Além disso, você deve acompanhar a adaptação do animal ao novo lar e manter contato com o adotante para saber se tudo está bem.

Se você não puder resgatar o animal por algum motivo, você pode tentar acionar os órgãos públicos competentes, como a prefeitura, o centro de zoonoses ou a polícia ambiental. No entanto, é preciso ter em mente que esses órgãos nem sempre têm estrutura ou vontade de atender aos casos de animais abandonados. 

Por fim, é importante lembrar que abandonar um animal é um crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98, que estabelece pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Além disso, abandonar um animal é uma atitude cruel e covarde que causa sofrimento físico e psicológico ao animal e pode colocar em risco a saúde pública e o equilíbrio ambiental. Portanto, se você presenciar um caso de abandono de animais, denuncie às autoridades competentes e ajude a combater essa prática.

Monika Silva
Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, educadora e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Rede Social:
Facebook:e_uivos

Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...