Pular para o conteúdo principal

Achei um Passarinho Filhote, e Agora?





Você encontrou um passarinho filhote caído no chão e não sabe o que fazer? Não se preocupe, neste post vamos te dar algumas dicas de como cuidar dele e devolvê-lo à natureza. Mas antes de tudo, é importante saber se o passarinho realmente precisa da sua ajuda ou se ele está apenas aprendendo a voar.

Como saber se o passarinho precisa de ajuda?

Um passarinho filhote pode estar no chão por dois motivos: ou ele caiu do ninho e não consegue voltar, ou ele está na fase de sair do ninho e aprender a voar, chamada de emplumação. Nesse caso, os pais ainda estão por perto e cuidando dele, mesmo que você não os veja.

Para saber se o passarinho precisa de ajuda, observe os seguintes sinais:

- Ele tem penas? Se ele estiver sem penas ou com poucas penas, ele provavelmente caiu do ninho.
- Ele tem ferimentos? Se ele estiver sangrando, machucado ou com algum osso quebrado.
- Ele está em perigo? Se ele estiver em um lugar exposto a predadores, como gatos, cachorros ou corujas, ou a riscos ambientais, como carros, fogo ou água.

Se você observou algum desses sinais, o passarinho precisa da sua ajuda. Mas se ele estiver com penas, sem ferimentos e em um lugar seguro, ele provavelmente está apenas aprendendo a voar. Nesse caso, o melhor a fazer é deixá-lo em paz e não interferir no seu processo natural.

Como ajudar o passarinho?

Siga os seguintes passos:

- Pegue o passarinho com cuidado, usando luvas ou um pano limpo. Evite tocar na cabeça e nas asas dele.
- Coloque o passarinho em uma caixa ou gaiola forrada com papel toalha ou jornal. Não use serragem, algodão ou tecidos felpudos, pois eles podem grudar nas penas ou ser engolidos pelo passarinho.
- Mantenha o passarinho em um lugar quente, escuro e silencioso. Evite expô-lo à luz direta do sol, ao vento ou a ruídos altos. Não coloque a caixa ou gaiola perto de aparelhos eletrônicos, como televisão ou rádio.
- Ofereça água e comida adequadas ao passarinho. A água deve estar em um recipiente raso e limpo. A comida deve ser específica para a espécie do passarinho. Você pode pesquisar na internet ou consultar um veterinário para saber qual é a melhor opção. Não ofereça pão, leite, frutas ou sementes humanas ao passarinho, pois eles podem fazer mal a ele.
- Leve o passarinho a um centro de reabilitação de animais silvestres o mais rápido possível. Lá eles vão avaliar a saúde do passarinho e dar os cuidados necessários para que ele possa voltar à natureza. Não tente cuidar do passarinho por conta própria, pois você pode prejudicá-lo mais do que ajudá-lo.

Seguindo esses passos, você vai estar fazendo um grande favor ao passarinho e à natureza. Lembre-se de que os animais silvestres não são bichos de estimação e devem ser respeitados em seu habitat natural. Esperamos que este post tenha sido útil para você. Até a próxima!

Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...