Após morte de cão, Rio vacina contra raiva animal neste sábado e Caxias inicia campanha na segunda
Após a morte de um cachorro no começa desta semana, diaganosticado com raiva, como medida de proteção, a prefeitura do Rio resolveu realizar uma ação de vacinação de cães e gatos neste sábado em postos localizados no Jardim América, Parada de Lucas e Vigário Geral, todos na Zona Norte, bairros fronteiriços ao município de Belford Roxo, onde ocorreu a contaminação do animal.
Os postos estarão abertos até as 15h. A ação se repete no próximo sábado (22), também das 9h às 15h, em postos diferentes.
Além disso, a prefeitura informou que as duas unidades de atendimento veterinário do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa Rio), que são o Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ) o Centro de Medicina veterinária Jorge Vaitsman (CJV), oferecem vacinação antirrábica para cães e gatos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Em Duque de Caxias, a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos ocorre a partir desta segunda-feira (17) e prossegue até quarta-feira, sempre das 10h às 15h. Segundo a prefeitura, neste primeiro momento, o objetivo é imunizar o maior número possível de animais dos bairros próximos ao município de Belford Roxo, onde, o cachorro morreu no início desta semana, depois de ser diagnosticado com a raiva animal.
A análise do caso foi feita pelo Instituto Municipal Jorge Vaitsman, referência em raiva no Rio de Janeiro. A Prefeitura do Rio afirma que apesar desse caso, o município não registra casos de raiva em cães e gatos há 25 anos (desde 1995).
O dono do cão que morreu, um vira-lata dócil de apenas 1 ano de idade, informou que ele teve contato com um morcego no dia 26 de março. Os primeiros sintomas, contudo, só apareceram na semana passada. O animal, que não havia sido vacinado contra a raiva, apresentou sialorreia (baba) e falta de coordenação motora.
Conheça os sintomas:
Paralisação parcial dos músculos da garganta
O animal deixa de beber água, baba e tem o chamado latido botonal (um grave e um agudo).
Em estágios mais avançados da doença, o bicho apresenta falta de coordenação motora e alteração da visão e da audição, o que provoca irritabilidade e fúria.
Como é a transmissão:
A raiva pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos, através do contato com a secreção infectada. O mais comum é o contágio por mordida de cão ou arranhão de gato.
A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.
Onde vacinar hoje no Rio:
Clinica da Familia Eidimir Thiago de Souza - Rua Cordovil , 1242 - Parada de Lucas
CMS Nagib Jorge Farah - Praca Miguel Cheib S/N - Jardim America
Praça Catolé da Rocha - Vigário Geral
Onde vacinar no próximo sábado no Rio:
Clínica da Família Maria do Socorro de Azevedo Rodrigues Pereira - Parque Anchieta
Clínica da Família Epitácio Soares Reis - Pavuna
Clínica da Família Ivanir de Melo - Ricardo de Albuquerque
Onde vacinar em Duque de Caxias
Segunda feira (17/05) - Campo do Rodo, no limite com Belford Roxo.
Terça-feira (18/05) - Praça Vanildo Cavalcanti, em frente a primeira Igreja Batista do Parque Fluminense.
Quarta-feira (19/05) - Praça do Galo
Fonte: Extra
Comentários
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou?
Comentario, críticas e sugestões, são bem-vindo.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigada pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.