Cães de pelos brancos: mudança no PH do organismo e contato com a luz solar podem provocar manchas e amarelamento
Os donos de cães com pelos brancos sabem o quanto é difícil mantê-los sem manchas e impedir o amarelamento. Segundo a coordenadora Ana Paula Henrique Messina, do Laboratório Veterinário Mundo Animal, diferentes fatores podem ocasionar alteração na coloração dos fios. Um deles é a utilização incorreta de shampoos branqueadores, manchando de roxo, azul ou cinza o pelo do animal.
“Isso acontece, na maioria das vezes, quando o produto é aplicado em excesso ou quando o tutor deixa o shampoo agir por um longo tempo nos pelos”, explica. Ela também acrescenta que os shampoos branqueadores com silicone e filtro solar nas composições são ideais para manter a cor branca dos pelos, desde que utilizados de forma correta.
Mudanças de pH no organismo do pet - quando se torna mais ácido – também podem ocasionar alterações na coloração dos pelos. “A luz solar é outro fator, pois queima os pelos e acelera o surgimento de manchas amarelas. A exposição ao Sol também propicia a dermatite actínica, que ocasiona o aumento da liberação de melanina para tentar proteger a pele do sol, podendo levar a alterações de cor de pele e pelo”, comenta a Ana Paula.
A profissional explica que doenças mais sérias, como inflamações e neoplasias, também podem alterar as cores dos fios. “Algumas neoplasias estão relacionadas com os fatores de pigmentação da pele e podem causar essa alteração, principalmente pela exposição do animal ao sol.
Por fim, a coordenadora técnica destaca as manchas ocasionadas pelas lágrimas e pela lambedura excessiva. “Nesses casos, a alteração da cor está relacionada à acidez do pH da lágrima ou da saliva, que queima o pelo do animal, escurecendo-o”, finaliza.
Deixando o branco mais branco
Usar produtos desenvolvidos para cães de pelos brancos é a melhor alternativa para manter o tom claro dos fios. O Laboratório Veterinário Mundo Animal tem em sua linha algumas opções de produtos feitos especialmente para o branqueamento dos pelos.
Comentários
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou?
Comentario, críticas e sugestões, são bem-vindo.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigada pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.