Pular para o conteúdo principal

Próximo sábado Zonas Norte e Oeste recebem campanha de vacinação antirrábica







A campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), chega à Zona Oeste e parte da Zona Norte, no próximo sábado (8/10). Os bairros contemplados serão: Acari, Anchieta, Anil, Barra da Tijuca, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Cidade de Deus, Coelho Neto, Costa Barros, Curicica, Engenheiro Leal, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Guadalupe, Honório Gurgel, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Pavuna, Pechincha, Piedade, Praça Seca, Quintino, Recreio dos Bandeirantes, Ricardo de Albuquerque, Rio das Pedras, Rocha Miranda, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire.

Nesta terceira fase da campanha, haverá mais de 140 postos de vacinação funcionando das 9h às 17h, e a lista completa estará disponível nas redes sociais oficiais do IVISA-Rio. Ocorrendo sempre aos sábados, a campanha está escalonada por bairros, divididos em cinco grupos a fim de alcançar todas as Áreas Programáticas do município. Nas etapas anteriores foram vacinados mais de 178 mil cães e gatos.

 O município do Rio não registra casos de raiva em cães e gatos há 27 anos e, em humanos, há 36 anos. Esses resultados são possíveis graças à grande adesão à vacinação antirrábica, que é a principal forma de prevenção e controle da doença. Podem ser imunizados com a vacina cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade.

A campanha vai até o mês de novembro e a expectativa do IVISA-Rio este ano é bater a meta de 470 mil animais vacinados no ano passado. Para isso, as equipes de vacinação e apoio foram treinadas e orientadas ao longo dos últimos meses para atender a população nos dias da campanha. Os próximos grupos de bairros da Zona Oeste receberão a campanha nos dias 22 de outubro e 5 de novembro.

 

Datas e bairros das próximas etapas da campanha

22/10 – 4º grupo

Zona Oeste: Bangu, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Vila Kennedy e Vila Militar.

5/11 – 5º grupo

Zona Oeste: Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba.


Fonte: PrefeituraRJ


Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...