Pular para o conteúdo principal

As melhores raças de cães para quem tem alergia



Você ama cães, mas tem alergia a eles? Não se preocupe, você não está sozinho. Muitas pessoas sofrem de alergias a cães, mas isso não significa que elas não possam ter um amigo de quatro patas. Existem algumas raças de cães que são mais adequadas para quem tem alergia, pois soltam menos pelos e pele, que são os principais causadores das reações alérgicas. Neste post, vamos apresentar as melhores raças de cães para quem tem alergia e dar algumas dicas de como conviver com eles sem sofrer.

As melhores raças de cães para quem tem alergia

Algumas raças de cães são consideradas hipoalergênicas, ou seja, que causam menos alergia do que outras. Isso não significa que elas não soltem pelos ou pele, mas sim que eles são menos abundantes ou têm uma textura diferente, que não se espalha tanto pelo ambiente. Além disso, essas raças costumam se lamber menos, o que reduz a quantidade de saliva e urina, que também podem provocar alergias. Veja algumas das melhores raças de cães para quem tem alergia:

- Poodle: O poodle é uma das raças mais populares entre os alérgicos, pois tem um pelo encaracolado e denso, que retém a pele e a saliva. Além disso, o poodle é inteligente, carinhoso e fácil de adestrar.
- Bichon frisé: O bichon frisé é um cãozinho fofo e brincalhão, que tem um pelo macio e sedoso, que não solta muito. Ele também é muito limpo e se lambe pouco, o que diminui as chances de alergia.
- Schnauzer: O schnauzer é um cão de porte médio ou pequeno, que tem um pelo duro e áspero, que não se desprende facilmente. Ele também é um cão muito leal e protetor, que se adapta bem a qualquer ambiente.
- Shih tzu: O shih tzu é um cão de origem chinesa, que tem um pelo longo e liso, que precisa ser escovado frequentemente para evitar nós. Ele é muito dócil e companheiro, ideal para quem mora em apartamento.
- Yorkshire terrier: O yorkshire terrier é um cão de pequeno porte, que tem um pelo fino e brilhante, que não solta muito. Ele é muito alegre e divertido, mas também pode ser teimoso e latir bastante.

Dicas para conviver com cães sem ter alergia

Além de escolher uma raça adequada para quem tem alergia, existem algumas medidas que podem ajudar a evitar as crises alérgicas ao conviver com cães. Veja algumas delas:

- Mantenha o cão sempre limpo e escovado, para remover os pelos e a pele morta.
- Lave as mãos depois de brincar ou acariciar o cão, para evitar o contato com a saliva ou a urina dele.
- Use um aspirador de pó com filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) para limpar o chão e os móveis da casa, pois ele retém as partículas alergênicas.
- Consulte um médico alergista para saber qual o melhor tratamento para a sua alergia e se você pode tomar algum medicamento preventivo.

Ter um cão é uma fonte de amor e alegria, mas também requer cuidados e responsabilidade. Se você tem alergia a cães, não desista do seu sonho de ter um amigo peludo. Escolha uma raça hipoalergênica e siga as dicas que demos neste post. Assim, você poderá conviver com o seu cão sem sofrer com as alergias!

Você sabia que existem muitos animais abandonados que precisam de um lar? Nós, Projeto Uivos e Miados, indicamos sempre a adoção de animais, pois acreditamos que eles merecem uma segunda chance de serem felizes. Você pode adotar até mesmo cães de raça, que muitas vezes são descartados por criadores inescrupulosos. Ao adotar um animal, você não só ganha um novo amigo, mas também ajuda a reduzir o abandono e o sofrimento dos bichinhos.



Monika Silva
Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, educadora e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Rede Social:
Instagram:@projetouivosemiados
Facebook:e_uivos
Site: www.projetouivosemiados.com

Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...