As melhores raças de cães para quem tem alergia
Você ama cães, mas tem alergia a eles? Não se preocupe, você não está sozinho. Muitas pessoas sofrem de alergias a cães, mas isso não significa que elas não possam ter um amigo de quatro patas. Existem algumas raças de cães que são mais adequadas para quem tem alergia, pois soltam menos pelos e pele, que são os principais causadores das reações alérgicas. Neste post, vamos apresentar as melhores raças de cães para quem tem alergia e dar algumas dicas de como conviver com eles sem sofrer.
As melhores raças de cães para quem tem alergia
Algumas raças de cães são consideradas hipoalergênicas, ou seja, que causam menos alergia do que outras. Isso não significa que elas não soltem pelos ou pele, mas sim que eles são menos abundantes ou têm uma textura diferente, que não se espalha tanto pelo ambiente. Além disso, essas raças costumam se lamber menos, o que reduz a quantidade de saliva e urina, que também podem provocar alergias. Veja algumas das melhores raças de cães para quem tem alergia:
- Poodle: O poodle é uma das raças mais populares entre os alérgicos, pois tem um pelo encaracolado e denso, que retém a pele e a saliva. Além disso, o poodle é inteligente, carinhoso e fácil de adestrar.
- Bichon frisé: O bichon frisé é um cãozinho fofo e brincalhão, que tem um pelo macio e sedoso, que não solta muito. Ele também é muito limpo e se lambe pouco, o que diminui as chances de alergia.
- Schnauzer: O schnauzer é um cão de porte médio ou pequeno, que tem um pelo duro e áspero, que não se desprende facilmente. Ele também é um cão muito leal e protetor, que se adapta bem a qualquer ambiente.
- Shih tzu: O shih tzu é um cão de origem chinesa, que tem um pelo longo e liso, que precisa ser escovado frequentemente para evitar nós. Ele é muito dócil e companheiro, ideal para quem mora em apartamento.
- Yorkshire terrier: O yorkshire terrier é um cão de pequeno porte, que tem um pelo fino e brilhante, que não solta muito. Ele é muito alegre e divertido, mas também pode ser teimoso e latir bastante.
Dicas para conviver com cães sem ter alergia
Além de escolher uma raça adequada para quem tem alergia, existem algumas medidas que podem ajudar a evitar as crises alérgicas ao conviver com cães. Veja algumas delas:
- Mantenha o cão sempre limpo e escovado, para remover os pelos e a pele morta.
- Lave as mãos depois de brincar ou acariciar o cão, para evitar o contato com a saliva ou a urina dele.
- Use um aspirador de pó com filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) para limpar o chão e os móveis da casa, pois ele retém as partículas alergênicas.
- Consulte um médico alergista para saber qual o melhor tratamento para a sua alergia e se você pode tomar algum medicamento preventivo.
Ter um cão é uma fonte de amor e alegria, mas também requer cuidados e responsabilidade. Se você tem alergia a cães, não desista do seu sonho de ter um amigo peludo. Escolha uma raça hipoalergênica e siga as dicas que demos neste post. Assim, você poderá conviver com o seu cão sem sofrer com as alergias!
Você sabia que existem muitos animais abandonados que precisam de um lar? Nós, Projeto Uivos e Miados, indicamos sempre a adoção de animais, pois acreditamos que eles merecem uma segunda chance de serem felizes. Você pode adotar até mesmo cães de raça, que muitas vezes são descartados por criadores inescrupulosos. Ao adotar um animal, você não só ganha um novo amigo, mas também ajuda a reduzir o abandono e o sofrimento dos bichinhos.
Monika Silva
Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, educadora e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Rede Social:
Instagram:@projetouivosemiados
Facebook:e_uivos
Site: www.projetouivosemiados.com
Comentários
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou?
Comentario, críticas e sugestões, são bem-vindo.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigada pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.