Pular para o conteúdo principal

Cadela Shih-tzu espancada e morta em um petshop em goias



Um caso de maus-tratos a animais chocou os moradores de Goiânia, em Goiás. Uma cadela da raça shih-tzu, chamada Luma, morreu após ser agredida com socos e enforcada por uma funcionária de um pet shop da cidade. O crime foi flagrado por câmeras de segurança do estabelecimento e gerou revolta nas redes sociais.

Segundo a dona da cadela, Josineuma Dantas, ela levou Luma para uma sessão de banho e tosa no pet shop N Pet's no dia 17 de junho de 2023. Horas depois, ela recebeu uma ligação do local pedindo que fosse até uma clínica veterinária, pois a cadela havia sofrido um "acidente". Ao chegar na clínica, Josineuma encontrou Luma com espasmos e sem reação. A cadela não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte.

Desconfiada do que havia acontecido, Josineuma pediu para ver as imagens das câmeras de segurança do pet shop. Foi então que ela descobriu a verdade: Luma foi brutalmente agredida por uma funcionária chamada Laurice Damasceno, que dava socos, empurrões e enforcava a cadela durante a secagem e a tosa. Outra funcionária, Tatiana Fragoso, estava na sala e presenciou as agressões, mas não fez nada para impedir. As imagens mostram ainda que as duas riram da situação.

Josineuma denunciou o caso à Polícia Civil, que abriu um inquérito para investigar o crime de maus-tratos a animais. A perícia foi solicitada para determinar a causa da morte de Luma e as responsabilidades das envolvidas. As funcionárias foram afastadas das funções pelo pet shop, que emitiu uma nota repudiando o episódio e se solidarizando com a dona da cadela.

O caso gerou comoção e indignação nas redes sociais, onde internautas pediram justiça para Luma e punição para as agressoras. Muitos também criticaram o pet shop pela falta de fiscalização e cuidado com os animais. Alguns ativistas chegaram a fazer protestos em frente ao estabelecimento, exigindo o fechamento do local.

O caso da cadela Luma é mais um exemplo da crueldade humana contra os animais e da necessidade de leis mais severas para protegê-los. Os animais são seres sencientes, que sentem dor e emoções, e merecem respeito e dignidade. Não podemos tolerar que casos como esse se repitam e fiquem impunes.

Monika Silva
Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, palestrante e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Rede Social:
Instagram:@projetouivosemiados
Facebook: Projeto Uivos e Miados



Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...