Cadela Shih-tzu espancada e morta em um petshop em goias
Um caso de maus-tratos a animais chocou os moradores de Goiânia, em Goiás. Uma cadela da raça shih-tzu, chamada Luma, morreu após ser agredida com socos e enforcada por uma funcionária de um pet shop da cidade. O crime foi flagrado por câmeras de segurança do estabelecimento e gerou revolta nas redes sociais.
Segundo a dona da cadela, Josineuma Dantas, ela levou Luma para uma sessão de banho e tosa no pet shop N Pet's no dia 17 de junho de 2023. Horas depois, ela recebeu uma ligação do local pedindo que fosse até uma clínica veterinária, pois a cadela havia sofrido um "acidente". Ao chegar na clínica, Josineuma encontrou Luma com espasmos e sem reação. A cadela não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte.
Desconfiada do que havia acontecido, Josineuma pediu para ver as imagens das câmeras de segurança do pet shop. Foi então que ela descobriu a verdade: Luma foi brutalmente agredida por uma funcionária chamada Laurice Damasceno, que dava socos, empurrões e enforcava a cadela durante a secagem e a tosa. Outra funcionária, Tatiana Fragoso, estava na sala e presenciou as agressões, mas não fez nada para impedir. As imagens mostram ainda que as duas riram da situação.
Josineuma denunciou o caso à Polícia Civil, que abriu um inquérito para investigar o crime de maus-tratos a animais. A perícia foi solicitada para determinar a causa da morte de Luma e as responsabilidades das envolvidas. As funcionárias foram afastadas das funções pelo pet shop, que emitiu uma nota repudiando o episódio e se solidarizando com a dona da cadela.
O caso gerou comoção e indignação nas redes sociais, onde internautas pediram justiça para Luma e punição para as agressoras. Muitos também criticaram o pet shop pela falta de fiscalização e cuidado com os animais. Alguns ativistas chegaram a fazer protestos em frente ao estabelecimento, exigindo o fechamento do local.
O caso da cadela Luma é mais um exemplo da crueldade humana contra os animais e da necessidade de leis mais severas para protegê-los. Os animais são seres sencientes, que sentem dor e emoções, e merecem respeito e dignidade. Não podemos tolerar que casos como esse se repitam e fiquem impunes.
Monika Silva
Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, palestrante e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, palestrante e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Comentários
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou?
Comentario, críticas e sugestões, são bem-vindo.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigada pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.