Pular para o conteúdo principal

Como Transformar Seu Lar em um Paraíso para Animais de Estimação




Se você é um amante dos animais e quer proporcionar o melhor ambiente possível para os seus bichinhos de estimação, este post é para você.
Vamos te dar algumas dicas de como transformar seu lar em um paraíso para os seus pets, sem comprometer a estética, a funcionalidade e a segurança do seu espaço.

Primeiro, você precisa pensar nas necessidades básicas dos seus animais, como alimentação, higiene, conforto e diversão. Para isso, você pode investir em alguns itens que vão facilitar a sua rotina e a deles, como:

- Comedouros e bebedouros automáticos: esses dispositivos permitem que você controle a quantidade e a frequência de comida e água que os seus pets recebem, evitando desperdícios e mantendo-os sempre hidratados e alimentados.

- Caixas de areia e tapetes higiênicos: esses produtos são essenciais para manter a limpeza do seu lar e evitar que os seus animais façam as suas necessidades em lugares indesejados. 
Você pode escolher modelos que se adequam ao tamanho e ao estilo dos seus pets, e colocá-los em locais de fácil acesso e que não atrapalhem a circulação.

- Camas e casinhas: os seus bichinhos merecem ter um lugar confortável e aconchegante para descansar e se proteger do frio ou do calor. Você pode optar por camas e casinhas que combinem com a decoração do seu ambiente, ou até mesmo criar as suas próprias com materiais recicláveis, como caixas de papelão, tecidos e almofadas.

- Brinquedos e arranhadores: os seus animais precisam de estímulos para se exercitarem, brincarem e liberarem o estresse. Por isso, é importante oferecer a eles brinquedos e arranhadores que despertem o seu interesse e a sua curiosidade. Você pode comprar esses itens em lojas especializadas, ou fazer os seus próprios com objetos que você tem em casa, como garrafas pet, rolhas de cortiça, bolas de meia, etc.

Segundo, você precisa pensar na segurança dos seus animais, evitando que eles se machuquem ou causem danos ao seu lar. Para isso, você pode tomar algumas medidas simples, como:

- Instalar telas ou grades nas janelas e varandas: isso vai impedir que os seus pets caiam ou fujam do seu apartamento ou casa, evitando acidentes graves.
- Esconder ou proteger fios e tomadas: os seus bichinhos podem se sentir tentados a morder ou brincar com fios elétricos ou tomadas, o que pode causar choques ou curtos-circuitos. Você pode evitar isso usando protetores de tomada, canaletas ou fitas isolantes para esconder ou proteger os fios.

- Guardar ou descartar objetos perigosos: os seus animais podem se engasgar ou se intoxicar com objetos pequenos ou pontiagudos, como pregos, parafusos, moedas, pilhas, medicamentos, etc. Você deve guardar esses objetos em locais fechados ou fora do alcance dos seus pets, ou descartá-los adequadamente.

- Evitar plantas tóxicas: algumas plantas podem ser venenosas para os seus bichinhos, causando alergias, irritações ou até mesmo a morte. Você deve evitar ter essas plantas em casa, ou colocá-las em locais altos ou inacessíveis para os seus animais. Algumas plantas tóxicas são: comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, antúrio, azaleia, lírio-da-paz, etc.

Terceiro, você precisa pensar na harmonia do seu lar, criando um ambiente bonito, funcional e agradável para você e para os seus pets. Para isso, você pode seguir algumas dicas de decoração, como:

- Escolher cores neutras e claras: essas cores ajudam a transmitir uma sensação de calma e tranquilidade para o seu espaço, além de disfarçar melhor os pelos e as sujeiras dos seus animais.

- Escolher tecidos resistentes e laváveis: esses tecidos são mais fáceis de limpar e de manter, evitando manchas, rasgos e odores. Você pode optar por tecidos como couro sintético, sarja, lona, algodão, etc.

- Escolher móveis multifuncionais e adaptáveis: esses móveis permitem que você aproveite melhor o seu espaço e ofereça mais conforto e diversão para os seus bichinhos. Você pode escolher móveis como sofás com baús, mesas com nichos, estantes com prateleiras, etc.

- Escolher acessórios divertidos e criativos: esses acessórios ajudam a dar um toque de personalidade e charme ao seu ambiente, além de entreter os seus animais. Você pode escolher acessórios como almofadas, quadros, tapetes, luminárias, etc.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir transformar o seu lar em um paraíso para os seus animais de estimação, sem abrir mão do seu estilo e do seu bem-estar. E o melhor de tudo: você vai fortalecer ainda mais o seu vínculo com os seus bichinhos, que são parte da sua família e merecem todo o seu amor e cuidado.

Link para compra do nosso E-book abaixo:


Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, educadora e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Rede Social:
Facebook:e_uivos


Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...