Pular para o conteúdo principal

Descubra o fascinante mundo dos sonhos dos animais e como isso reforça nossa conexão com eles





Você já se perguntou se os animais também podem sonhar? A resposta é sim, eles podem. Mas como sabemos disso? E o que eles sonham?

Existem duas formas principais de estudar os sonhos dos animais: observando o seu comportamento durante o sono e medindo a sua atividade cerebral. 
O comportamento dos animais durante o sono pode nos dar pistas sobre o que eles estão vivenciando em seus sonhos. Por exemplo, alguns cães podem latir, mover as patas ou abanar o rabo enquanto dormem, sugerindo que eles estão sonhando com algo que envolve essas ações. 
Outros animais, como os golfinhos e as baleias, precisam acordar periodicamente para respirar, o que indica que eles não entram em um sono profundo e, portanto, não sonham da mesma forma que nós.

A atividade cerebral dos animais durante o sono também pode nos revelar se eles estão sonhando ou não. Os cientistas usam eletrodos para medir as ondas cerebrais dos animais e identificar as fases do sono. 
Uma dessas fases é chamada de sono REM (do inglês Rapid Eye Movement), que é caracterizada por movimentos rápidos dos olhos e alta atividade cerebral. É nessa fase que ocorrem os sonhos mais vívidos e complexos nos humanos. Os animais também apresentam essa fase do sono, o que sugere que eles também têm sonhos semelhantes aos nossos.

Mas o que os animais sonham? Isso é mais difícil de responder, pois não podemos perguntar diretamente a eles. No entanto, alguns estudos conseguiram registrar a atividade neuronal de certas regiões do cérebro dos animais durante o sono e compará-la com a atividade durante a vigília. Um desses estudos foi feito com ratos, que foram treinados para correr em um labirinto em busca de comida. Os pesquisadores descobriram que os mesmos neurônios que eram ativados quando os ratos corriam no labirinto também eram ativados quando eles dormiam, indicando que eles estavam sonhando com a experiência anterior. Outro estudo foi feito com pássaros canoros, que aprendem a cantar imitando outros pássaros. Os pesquisadores observaram que os pássaros reproduziam os mesmos padrões de canto em seus sonhos, como se estivessem praticando para aperfeiçoar suas habilidades.

Esses estudos sugerem que os animais sonham com coisas que são importantes para a sua sobrevivência e aprendizado, assim como nós. Os sonhos podem ser uma forma de consolidar as memórias, resolver problemas ou simular situações futuras. Além disso, os sonhos podem ter uma função emocional, permitindo aos animais expressar seus sentimentos e aliviar o estresse.

Portanto, podemos concluir que os animais também podem sonhar, mas cada espécie tem uma forma diferente de sonhar, dependendo das suas características biológicas e ambientais. Os sonhos dos animais refletem as suas experiências de vida e os seus interesses, assim como os nossos. 
Talvez, ao dormirmos ao lado dos nossos animais de estimação, possamos compartilhar um pouco dos seus mundos oníricos.


Link para compra do nosso E-book abaixo:


Ativista, jornalista, especialista em animais domésticos, educadora e idealizadora do Projeto Uivos e Miados
Rede Social:
Facebook:e_uivos


Se essa informação foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se e compartilhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...