Propriedade herdada por Barão Irlandês se tranforma em reserva ambiental
O 21º Barão de Dunsany, Randal Plunkett permitiu que propriedade que herdou de sua família, que fica no leste da Irlanda, passasse pelo processo de "rewild", termo em inglês que significa que um local vai tornar-se "selvagem" de novo.
Fã do gênero musical death metal, o barão ambientalista que usa jaqueta de couro vegana afirmou à AFP que sentiu "uma espécie de dever com o meio ambiente" no local. "Sou um zelador desta propriedade para esta geração e a propriedade não é apenas o castelo, é também a terra e também o meio ambiente", disse Plunkett.
Plunkett.
Reserva natural de Dunsany prospera em volta de castelo — Foto: Reprodução / Redes sociais
Oito anos atrás, o barão, cuja família presidiu o castelo Dunsany por nove séculos, iniciou seu projeto "radical" de reconversão natural. "Quando comecei isso, era um segredo. Nos primeiros cinco anos ninguém sabia o que eu estava fazendo. Na verdade, os moradores pensaram que eu era um idiota. Eles pensaram que eu era apenas decadente, destruindo a terra sem motivo", conta.
O vegano de 38 anos, um improvável sucessor de ancestrais retratados em sóbrios retratos no castelo, retirou o gado da propriedade e deixou de lado os cortadores de grama para permitir que a natureza seguisse seu curso.
Agora, lontras e veados prosperam na reserva de Dunsany, a maior reserva natural de propriedade privada da Irlanda. Os céus estão lotados de pássaros: urubus, pipas vermelhas, falcões peregrinos, gaviões e falcões. Plunkett conta ainda que uma espécie local de pica-pau foi avistada na área pela primeira vez em um século e que só no ano passado mais de 2,5 mil árvores foram plantadas.
Fonte: Umsoplaneta
Comentários
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou?
Comentario, críticas e sugestões, são bem-vindo.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigada pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.