Pular para o conteúdo principal

"pássaros-do-sol" cantam a mesma música há um milhão de anos

 Assim como os seres humanos, que aprendem a falar ouvindo outras pessoas, os pássaros têm um processo de aprendizagem parecido quando se trata do canto. As “músicas” de determinada espécie são passadas de uma geração a outra, enquanto os mais novos observam pássaros adultos.

Tudo isso já era conhecido por cientistas há tempos. O que eles ainda não sabiam é que algumas espécies foram capazes de conservar exatamente o mesmo canto por milhares de anos, sem nenhuma variação. A descoberta foi registrada por pesquisadores das universidades da Califórnia e do Missouri, ambas nos Estados Unidos.

Essas aves que cantam a mesma canção há provavelmente um milhão de anos são os chamados "pássaros-do-sol", que vivem na África Oriental. Durante a pesquisa, Rauri Bowie, professor de biologia integrativa da Universidade da Califórnia e autor sênior do estudo, descobriu que, diferente do que se imaginava, esses pássaros dividem-se em muitas espécies, cerca de cinco ou seis. Todas elas conservaram o mesmo canto de seus ancestrais por milênios.

A descoberta vai na contramão de outros estudos anteriores, que afirmavam que o canto dos pássaros, assim como os idiomas falados pelos humanos, passavam por alterações ao longo do tempo. Pesquisas feitas com pássaros originários do hemisfério Norte ajudaram a consolidar essa tese.

A hipótese elaborada pelos cientistas que estudaram os pássaros-do-sol é que espécies que vivem em ambientes sujeitos a mais mudanças – climáticas ou geológicas – tendem também a mudar mais, em diversos aspectos. 

A plumagem, o comportamento e o canto ficam mais sujeitos a alterações. O mesmo não acontece com os pássaros que vivem em regiões mais estáveis.

Entre 2007 e 2011, o biólogo Rauri Bowie visitou as regiões africanas onde vivem os pássaros-do-sol e gravou o canto e 123 deles. Seus habitats são florestas montanhosas, tão altas e isoladas que recebem o nome de “ilhas do céu”. Nelas, os pássaros-do-sol têm pouco contato com outras espécies e observam exatamente a mesma paisagem por gerações a fio.

 Para os cientistas, isso explicaria o fato de suas canções manterem-se inalteradas.

O canto dos pássaros é um elemento crucial para compreender as espécies, inclusive a forma como elas se perpetuam. 

Existe, para a biologia, duas barreiras relacionadas ao acasalamento das aves. A primeira delas é o canto, que faz com que os pássaros de uma mesma espécie se reconheçam como possíveis parceiros. A segunda acaba sendo uma barreira “mecânica”, que é a incapacidade biológica de gerar descendentes mesmo que ocorra o acasalamento.

“A música é considerada uma das barreiras de isolamento pré-acasalamento mais importantes, uma das principais maneiras pelas quais os pássaros se diferenciam”, afirmou em nota o autor sênior do estudo. "Que uma característica aprendida possa permanecer estática por centenas a milhares de anos é simplesmente notável, uma descoberta que reflete o quanto o estudo de campo de sistemas tropicais tem a oferecer à comunidade científica e ao observador curioso.”




Esta matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Saiba mais em umsoplaneta.globo.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...