Pular para o conteúdo principal

Conscientização é o Caminho

Apesar do crescimento no número de animais domésticos nos lares, os frequentes casos de maus tratos e abandono tem aumentado de uma forma significativa no Brasil. No Brasil poucas cidades possuem planejamento previsto por lei para a vacinação e castração de animais de rua, além do encaminhamento para adoção. Apesar dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação e informação, infelizmente parte da população ainda está restrita às velhas crenças,  mostrando que um dos maiores desafios atuais é conseguir de fato uma conscientização. Saber a importância das políticas públicas, no âmbito governamental, assim como ter consciência do impacto de suas ações na sociedade.

Gravidez na família, alergias e outras doenças, mudança de residência, filhotes indesejados, velhice do animal e falta de planejamento para a manutenção dos bichinhos de estimação são um dos motivos para o tutor abrir mão do seu animalzinho, já que os animais podem se tornar hospedeiros e transmissores de doenças, o que configura como caso de saúde pública. 

Um cachorro e uma gato sadio pode viver em média 17 anos. Nas ruas, essa expectativa de vida chega a ser três vezes menor.  Sozinhos e sem proteção, eles estão sujeitos a atropelamentos, agressões, doenças e envenenamento.

Todos recorrem às ONGs ou aos chamados protetores que são pessoas comuns que trabalham, estudam, pagam contas e arregaçam a manga para ajudar. Fazemos por amor algo que, na realidade, qualquer um pode fazer. Quando alguém adota um cão ou gato de um desses lugares, na prática, está liberando espaço para que um novo animal de rua seja acolhido.

Nós do Projeto Uivos e Miados acreditamos num  ciclo completo de ações que podem envolver campanhas de esclarecimento para proprietários de animais, leis específicas, programas de vacinação , esterilização, aulas de educação ambiental, podendo também ser uma combinação de todos estes esforços dentro de  comunidade e escola. Uma ação em conjunto com todos os órgãos competentes e canais de comunicação. Ajudando governos no monitoramento e na avaliação destes esforços, assegurando assim uma mudança de mentalidade que possa ser duradoura para todos as gerações.

Além de aplicar essas diretrizes promovendo também campanhas eficiente voltadas à guarda responsável dos cães e gatos em todo Brasil, evitando assim abusos, maus tratos e o abandono destes animais. 

Importante:

Se não pode adotar,  melhore a vida de um peludo de rua ou de abrigo. Existem inúmeras formas. 

Confira:

Apadrinhamento

Divulgação nas redes sociais

Castrar um animal de rua

Ração de presente de aniversário

Alimentar animais de rua

Doações




Conheça todas nossas redes sociais, clicando no link abaixo:

https://linktr.ee/projetouivosemiados

Adote nossos animais 

https://projetouivosemiados.com/?q=parceiros

Compre produto com nossos Parceiros

https://bichocharmoso.petlove.com.br/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...