Centenas de flamingos morrem em seca na região central da Turquia
Nas últimas semanas pelo menos mil filhotes de flamingos morreram no Lago Tuz, na Turquia, que atravessa uma grave seca. Segundo o ministro da Agricultura e Florestas da Turquia, Bekir Pakdemirli, “com uma quantidade menor de água e uma maior concentração de sal na pouca água que resta, observamos mortes de flamingos que não conseguiam voar”.
O Lago Tuz, também conhecido como Lago Salgado, é um dos maiores lagos hipersalinos do mundo. Os flamingos costumam viver em regiões com maiores concentrações de sal, como as lagoas do Deserto do Atacama, no Chile, e o Salar de Uyuni, na Bolívia. Essas aves são capazes de beber água salgada e excretar o excesso de sal através de glândulas especiais.
Os flamingos usam essa adaptação a seu favor para poderem permanecer por um tempo mais prolongado em lagoas salgadas e evitar predadores, já que não precisam procurar água fresca a toda hora, como outros animais. Mas quando essas lagoas secam, eles ficam expostos às pedras formadas pelos cristais de sal, que podem calcificar nos corpos das aves e prejudicar sua movimentação.
Ambientalistas culpam as práticas agrícolas e as mudanças climáticas pela seca na Turquia, que fez com que a demanda por água na área fosse 30% maior do que a capacidade de fornecimento no ano passado, de acordo com um relatório publicado pela fundação ambiental turca TEMA. O ambientalista e fotógrafo da vida selvagem Fahri Tunc disse à Reuters que o abastecimento de água de um canal que alimenta o Lago Tuz está sendo redirecionado para a agricultura.
Fonte: Planeta G1
Comentários
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou?
Comentario, críticas e sugestões, são bem-vindo.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigada pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.