Pular para o conteúdo principal

Plano da Prefeitura prevê construção de Hospital Público Veterinário e aumento de castração até 2024

 Na última semana, a Prefeitura apresentou ao público o seu plano estratégico que contém 93 metas e detalha como em 6 meses atingiu o equilíbrio fiscal. O prefeito Eduardo Paes anunciou o plano estratégico da cidade que especificou uma injeção de 14 bilhões em políticas públicas para alavancar a economia e melhorar a vida do carioca, e pela primeira vez, prevê investimentos e ações específicas para politica pública de proteção animal.

As metas previstas no plano estratégico da Prefeitura são basicamente duas: a construção de um Hospital Público Veterinário até 2024, bem como o aumento escalonado do numero de castrações do Programa Bicho Rio em até 60%, em um intervalo de 3 anos.

Em 2016, a Prefeitura do Rio anunciou a castração de mais 46 mil animais domésticos no programa, que drasticamente reduzidos nos anos seguintes; em 2020, o número de castrações 3,8 mil, sendo previstos que em 2021 o número seja superado em cerca de 10 a 15% segundo o secretário Vinicius Cordeiro, titular da nova Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, reorganizada pelo prefeito Eduardo Paes.

Com investimentos em novos postos a partir de 2022, Cordeiro acredita que a meta será atingida 2023 e 2024; o secretário explica que os critérios para abertura de novos postos são focados em cima da demanda reprimida, como nas regiões de Coelho Neto, Pavuna mais adianta que o primeiro posto instalado na ampliação será na região de Jacarepaguá, a mais atingida desde o fechamento do posto da antiga SEPDA na Praça Seca.

A meta da construção do Hospital Público Veterinário dependerá de previsão orçamentaria da escolha do modelo a ser seguido. A SMPDA estuda diversos modelos de gestão e aguarda uma sinalização do prefeito Eduardo Paes em relação ao projeto, que o mesmo deverá estar formatado até 2022. A implantação do projeto poderá ser dentro do mesmo ano dependendo da disponibilidade financeira e orçamentária.

Estamos entusiasmados, uma vez que com o Instituto Jorge Vaitsman da Secretaria Municipal de Saúde e os Postos da SMPDA que fazem apenas o atendimento básico, há uma necessidade de termos um serviço estruturado de saúde e de bem-estar animal como por exemplo nos casos de ortopedia e o mesmo para neurologia, é uma grande aspiração da proteção animal carioca, e consta tal desejo desde da formulação da carta-compromisso do atual prefeito enquanto candidato e nós, da SMPDA estamos felizes por conseguir incluir essa meta no Plano estratégico da cidade”, destacou o secretário Vinicius Cordeiro.




Fonte: Diariodorio 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...