Pular para o conteúdo principal

Com mais de 2 mil animais acolhidos e afundada em dívidas, Suipa está prestes a fechar as portas

 Rio - A Comissão de Saúde Animal da Câmara Municipal do Rio foi procurada pela direção da Sociedade União Internacional dos Animais (Suipa), nesta sexta-feira. Os dois mil e cem animais abandonados nas ruas do Rio e acolhidos pela instituição estão correndo sério risco. 

Afundada em uma dívida de cerca de R$ 54 milhões, que não recebe qualquer auxílio da Prefeitura ou estado, a Suipa, que funciona há 78 anos ininterruptos, pode fechar as portas nos próximos dias.

Para tentar manter as portas abertas, a Suipa tem intensificado os pedidos de doações.

 Neste sábado (7), quem quiser ajudar os animais abrigados na ONG poderá levar doações de ração, medicamentos ou material de higiene em uma Feira de Adoção que acontecerá próximo ao antigo Hotel Glória, na Zona Sul do Rio, das 9h às 15h. No local haverá também oferta de adoção de cães e gatos resgatados das ruas, todos chipados, vacinados e castrados. Além de conhecer o trabalho da ONG, os visitantes também poderão ajudar adquirindo produtos com a marca da Suipa.

"Nossos animais consomem quase 1 tonelada diária de ração. Não recebemos qualquer recurso público, vivemos apenas das doações da população.

 Temos cerca de 100 funcionários admitidos em regime de CLT e há meses enfrentamos grandes dificuldades em manter o pagamento dos salários das pessoas que cuidam dos nossos animais.

 Chegamos a um ponto em que ou pagamos nossos profissionais ou alimentamos os animais abrigados. 

Nossa situação é gravíssima e precisamos de ajuda com urgência", explica Marcelo Mattos, presidente da Suipa.

Sem nenhum apoio governamental, a situação da instituição começou a se agravar na década de 1990, quando o Governo Federal tirou dois títulos da Suipa: o de Utilidade Pública Federal e de entidade filantrópica, retirado pelo então Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Segundo a direção da entidade, a perda dos títulos gerou encargos que, somados ao grande número de animais abandonados na cidade e à progressiva redução no número de doadores, criaram um ambiente administrativo insustentável.

Em 2010 a Suipa tinha 14 mil associados, atualmente são apenas seis mil. 

A pandemia de covid-19 agravou ainda mais a situação, além da redução da receita, o número de abandonos cresceu muito na cidade. E nenhuma outra ONG de proteção Animal recebe mais animais abandonados do que a Suipa.

Para Marcos Paulo, presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara de Vereadores do RJ, a Prefeitura do Rio tem obrigação de ajudar a instituição, que ao longo dos anos, tem cumprido o papel que na verdade é uma obrigação legal do poder público na cidade.


 
Fonte: JornalExtra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...