Pular para o conteúdo principal

Pets ganham novo espaço revitalizado na Tijuca; 'Parcão' triplica de tamanho após obras

 RIO — Moradores da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio, ganharam neste domingo (8) um espaço totalmente revitalizado para o lazer dos seus pets. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a prefeitura fez a obra de ampliação do "parcão" da Praça Luis La Saigne, perto do Shopping Tijuca. Após as reformas, o espaço ganho ficou cerca de três vezes maior, o que agradou a pais e mães dos filhos de quatro patas.

— Nós adoramos a iniciativa. Moramos em um apartamento pequeno, e o Bullmer fica muito inquieto em casa. Ter esse espaço dedicado para ele é sensacional, tanto por conta da saúde, para diminuir o estresse com a prática dos exercícios, quanto para melhorar o convívio com a gente, em casa — conta a publicitária Camilla Costa, de 32 anos, que mora na região e é dona, há dois anos, do cão da raça buldogue francês.

A PPP foi realizada entre a prefeitura, a UIA EXPO 2021 (feira oficial do Congresso Mundial de Arquitetos) e as Tintas Coral. A iniciativa aconteceu depois da indicação legislativa do vereador Marcio Ribeiro, do Avante, que já foi subprefeito da região:

— Essa é uma antiga reivindicação dos moradores, já que a Tijuca não possui um espaço dedicado ao lazer dos pets. Sem contar que a revitalização da praça afasta a sensação de abandono e descaso com o espaço, que recebe diariamente famílias, idosos e animais de estimação — afirma.

As obras tiveram início em julho deste ano e duraram cerca de um mês. Antes com 160 metros quadrados, o parcão tem agora, após a ação, 560 metros quadrados dedicados aos bichinhos e vários tipos de pisos e equipamentos para lazer. Além do parcão, a Praça Luis La Saigne tem ainda um playground para as crianças.

— Mantivemos as características físicas da praça, que sempre atenderam muito bem os frequentadores locais. A maior reivindicação era um espaço maior e mais estruturado para os pets — detalha Ribeiro.

Revitalização do parcão através de Parceria Público-Privada foi indicada pelo vereador Marcio Ribeiro Foto: Divulgação
Revitalização do parcão através de Parceria Público-Privada foi indicada pelo vereador Marcio Ribeiro Foto: Divulgação

O domingo de inauguração foi de alegria e diversão para a cachorrinha Bella, que adorou as novidades instaladas na praça. A dona, a professora Bia Cruz, comemora:

— Com certeza esse espaço vai ajudar na socialização e interatividade com outros pets, com entretenimento e distração. E será maravilhoso também para controlar os vícios destrutivos da Bella, que é muito ativa dentro de casa e comeu o sofá e os pés das cadeiras algumas vezes — ri Bia.



Fonte:Globo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...