Pular para o conteúdo principal

PROIBIDO PINTURAS E TATUAGEM DE ANIMAIS NA CIDADE DO RJ

 Aprovado nesta quarta-feira (11/08) em primeira votação, e por unanimidade, Projeto de Lei (PL 142/2021) que proíbe essa prática cruel no RJ. O objetivo é aprová-lo em segunda votação e transformá-lo em lei. 

Quem praticar essa maldade com um animal em nossa cidade terá que pagar multa de até R$ 15 mil, com destinação ao Fundo de Proteção Animal, e será processado por Crime de Maus-Tratos, com penas de até 5 anos de prisão.


Veterinários e tatuadores defendem a nova lei


Em entrevista a G1 veterinária Flávia Care disse que tatuar animais faz com que a pele deles seja agredida, podendo desenvolver doenças alérgicas, como por exemplo uma dermatite.

Flávia complementa que, além de ter que usar medicamentos para tratar essas lesões, em alguns casos a pele do animal pode necrosar.

O tatuador Junior Kurt também falou ao G1, afirmando que a tatuagem em animais causa sofrimento e dor a eles e é um procedimento que satisfaz apenas o ego e a vaidade do dono.

Ferro e fogo

Um artista belga no final dos anos 90 iniciou a prática de tatuar porcos vivos, movendo-se depois para a China para manter o que ele chama de “Obra” pois as leis de proteção aos animais na China são mais brandas. A prática segue o mesmo método dos outros casos, os porcos eram sedados e então tatuados.

Surgiu também a necessidade de marcar rebanhos, substituindo a marcação a ferro e fogo.

No entanto, isso foi abolido e agora essa marcação é feita com brincos e chips eletrônicos. De qualquer forma, a marcação é uma invasão ao corpo do animal que não tem como se defender.

No caso das tatuagens em animais domésticos, não há justificativa a não ser por puro capricho das pessoas.

A veterinária Flávia sugere que os animais fiquem livres dessa prática e tenham sua imagem tatuada em seu próprio dono, como forma de demonstrar carinho e amor verdadeiro.

 


Fonte: Dr.Marcos Paulo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...