Pular para o conteúdo principal

Tropa do canil da Guarda Municipal do Rio ganha reforço; veja fotos dos filhotes

 Oito novos filhotes da raça belga de malinois vão reforçar a tropa do Grupamento de Cães da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

A nova ninhada, sendo cinco machos e três fêmeas, nasceu no dia 12 de julho, no Canil Maternidade da GM-Rio, que fica localizado em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade.

A raça belga de malinois é amplamente utilizada pelas forças policiais no mundo.

Com o nascimento dos novos cães, a tropa canina passa a contar com 38 cachorros das raças Belga de Malinois, Pastor Alemão, Fox Paulistinha e Dálmata. A última “contratação” de novos integrantes com cães nascidos na própria instituição aconteceu em 2017 e em 2018, novos integrantes foram recebidos por meio de doação.

A nova ninhada vai proporcionar a renovação do efetivo de cães e também reforçar o trabalho já desenvolvido pelo Canil.

A tropinha já foi batizada com nomes iniciados pela letra O, porque cada ninhada que nasce na Guarda recebe uma letra do alfabeto sucessivamente. A tradição serve para melhor controle e identificação das matilhas.

Os nomes dos machos são Osíris, Orion, Ômega, Orfeu e Odin. Já as fêmeas se chamam Ohana, Orly e Olga.  Eles são filhos da cadela Mila, que já compõe o plantel da GM-Rio.

“Essa renovação é importante para o nosso Canil, que é um grupo extremamente importante na rotina operacional da Guarda Municipal. Esse grupamento especial dá suporte em diversas missões estratégicas da instituição.

O emprego de cães nas ações de patrulhamento proporciona sensação de segurança à população e é extremamente eficaz na prevenção a desordens e delitos”, destaca o comandante da GM-Rio, inspetor-geral José Ricardo Soares.

Em breve, os novos cães vão começar os treinamentos.

Desde bem pequenos eles já recebem estímulos dos guardas adestradores para se ambientarem à rotina do grupamento, que começa com brincadeiras até chegar à introdução a comandos de obediência. 

Quando completarem um ano, os novos cães estarão nas ruas para os serviços operacionais e também para o trabalho de cinoterapia, que é o emprego de animais em sessões terapêuticas; e para as apresentações de showdog, que tem o objetivo de interagir com a população.












cães guarda RJ
Oito novos filhotes vão reforçar a tropa do Grupamento de Cães da Guarda Municipal do Rio de Janeiro
Foto: Robert Gomes

Fonte: CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...