Pular para o conteúdo principal

Protetora é proibida de alimentar e castrar gatos comunitários em fábrica na zona norte do Rio

 “Esses gatos não são nossos, pare de alimentá-los que eles vão embora“.

Essa frase foi dita para uma protetora que queria alimentar e castrar felinos que estão na fábrica da loja Taco, na zona norte do Rio.

Pelo visto a loja desconhece as leis que protegem os pets comunitários, animais que estabeleceram com membros da população local onde vivem vínculos de afeto, dependência e manutenção. Uma delas é a lei estadual nº 6464 de 06 de junho de 2016, que altera a medida nº 4.808, de 4 de julho de 2006.

Segundo postagem nas redes sociais do resgatista Tony Resgate de Animais a situação é extremamente grave, “A Taco está impedindo a alimentação dos gatos. Pior, fechou o acesso dos gatos de forma que eles não recebam alimentação.

De forma que fiquem presos sem comida e sem água. Indo contra a Lei municipal nº 6.435/18, Art 28-A.

A protetora que os alimenta entrou em contato pedindo ajuda a Taco para castrar os gatos e eles disseram que os gatos não são deles e que se ela parar de alimentar eles vão embora.

Ainda mandaram o advogado da empresa entrar em contato com a protetora… Tipo uma intimidação“.

O caso teve grande repercussão negativa nas redes sociais. Deixar um animal passar fome e sede é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020.

E Tony acrescenta: “Só que a protetora tem uma causa por trás dela e a lei amparando. Vamos ser sinceros: uma empresa que não respeita os animais. Não merece ter clientes em um país, que segundo o IBGE, em 7 de cada 10 lares tem algum animal de estimação.

As leis de proteção dos animais são conquistas da causa. Não podemos deixá-las cair em desuso. Precisamos cobrar“.

Denúncia do resgatista Tony. Foto: Reprodução do Facebook

Infelizmente a cidade do Rio tem muitas colônias de gatos, pois eles procriam muito mais rápido do que os cachorros.

É extremamente importante a conscientização sobre a castração dos felinos.

A prefeitura tem uma campanha de castração de cães e gatos gratuita em postos municipais e no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Mangueira, para informações sobre agendamento, acesse o site da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animaishttps://www.rio.rj.gov.br/web/smpda ou se inscreva em http://saa.rio.rj.gov.br/AgendaPublico/Agendar.



FONTE: Diariodorio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Os Esquecidos

  Abandono de animais é crime! O abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).  Quem abandonada um animal está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime - principalmente quando é época de férias, mesmo não havendo um número exato, as estatísticas dos institutos de pesquisa afirmam que nos períodos de férias há um pico no abandono de animais.  Seja pela crise, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos Se a pandemia de coronavírus mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias, por outro aumentou o número de animais domésticos abandonados. Ativistas e especialistas lembram contudo, que conseguir descartar um animal em um abrigo não é menos grave do...

O Cachorro Caramelo: O Queridinho dos Lares Brasileiros

No Brasil, um país conhecido por sua diversidade cultural e amor pelos pets, uma "raça" em particular tem conquistado corações por todo o território nacional: o cachorro caramelo. Não se trata de uma raça pura, mas sim do adorável vira-lata que, com sua pelagem na tonalidade caramelo, tornou-se um símbolo de afeto e companheirismo.   A Ascensão do Cachorro Caramelo O cachorro caramelo é, na verdade, um cão sem raça definida (SRD), que ganhou popularidade e um lugar especial na cultura brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017, os SRDs, majoritariamente representados pelos cães caramelos, estão presentes em 41% dos lares com cachorro no Brasil. Isso demonstra não apenas a preferência, mas também o carinho que os brasileiros têm por esses animais. Um Ícone Cultural O vira-lata caramelo é mais do que um pet; ele é um ícone da cultura popular brasileira. Presente nos quintais, parques, ruas e até mesmo em botecos, o caramelo é parte do cenário co...

No Brasil, você tem diversas opções para denunciar maus-tratos a animais

Canais Municipais: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais: Telefone: 1746 Site: https://www. prefeitura.rio/smpda/ Aplicativo: "Rio1746" disponível nas lojas de aplicativos. Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Telefone: (21) 3399-3290 ou (21) 3399-3298 Endereço: Rua do Lavradio, 82 - Centro Outros Órgãos: Polícia Militar: 190 (em casos de flagrante) Disque Denúncia: 181 (anônimo) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente): Telefone: 0800-61-8080 Site: https://www.gov.br/ibama/pt-br Aplicativo: "SOS Fauna" disponível nas lojas de aplicativos. Sociedade Protectora dos Animais: Telefone: (21) 2224-0061 ONGs de proteção animal: Diversas ONGs atuam na defesa dos animais no Rio de Janeiro. Você pode encontrar uma lista no site da Rede Nacional de Proteção Animal Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as seguintes informações: Localização do animal: Endereço completo ou ponto de referência. Descrição do ...